Diálogo — Um vinho para quem já leu mais do que devia e ainda acredita nas pessoas
Há vinhos que se bebem. Há outros que se lêem. O Diálogo, da Niepoort, é daqueles raros que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Não é preciso saber o que é bâtonnage, nem ter uma cave em xisto. Basta ter um pouco de mundo e vontade de conversar. Porque este é um vinho feito para isso: para a conversa. Não para impressionar, mas para acompanhar — como um amigo inteligente que nunca se arma em sabichão.
É Douro, sim senhor. Mas não grita. Não se atira à mesa com aquela musculatura de halterofilista enológico. O Diálogo entra com subtileza, como quem pede licença. Tem fruta, claro (seria crime não ter), mas é uma fruta educada, que sabe esperar a sua vez. Cerejas frescas, um toque de cacau, uma acidez que dança — não salta, nem tropeça. E depois aquele final levemente terroso, que nos lembra que os pés também servem para andar descalços na vinha, e não apenas para calcar uvas em campanhas publicitárias.
O rótulo vai mudando e mostra a alma de cada país, como se fosse uma nova edição do mesmo romance. O texto também varia. Ora mais irónico, ora mais poético — sempre com aquele humor seco e desconcertante tão próprio do Dirk. Porque isto não é apenas um vinho: é uma declaração de princípios. Um lembrete de que o Douro pode ser leve sem ser frívolo, sério sem ser chato, profundo sem ser pretensioso.
O Diálogo não quer ganhar concursos. Quer ganhar jantares. Conversas longas. Risos que não se sabem de onde vieram. Quer ser o vinho que se abre sem pensar muito — mas que, à terceira garfada, já está a dizer coisas importantes, sem levantar a voz.
Ideal para quando se tem amigos à mesa. Ou quando se quer fazer as pazes com a vida.
Ou, como diria o outro: “Um vinho para quem já não precisa de provar nada — excepto mais um copo.”
